quinta-feira, 26 de junho de 2014

O projeto AMPLISOFT ( PUC-PR) - Tecnologias Assistivas

Apresentação

O projeto AMPLISOFT foi iniciado em 1/12/2003 , a partir da aprovação no edital do CNPQ e suporte da PUC-PR. É composto de aplicativos que possuem licença de Software Livre ( GPL ) e executáveis em ambiente Windows. Por serem livres, possuem seus códigos disponibilizados para download, assim como os pacotes de instalação.
O objetivo geral dos softwares é propiciar uma melhora no sistema de comunicação alternativa através de técnicas que permitam uma utilização otimizada dos programas com o menor desgaste possível, como: predição e antecipação de palavras e símbolos, sintetizador de voz, autoclique e varredura.

O público a quem se destina os aplicativos são todas as pessoas que possuem algum tipo de limitação motora, que necessitem de auxílio de terceiros para se comunicar ou escrever e que possam ao menos usar um acionador.




Prancha Multiplataforma Livre


Em comparação com a versão anterior da prancha pictográfica virtual(Prancha Livre de Comunicação) desenvolvida em Visual C++®, neste projeto foram incrementados novos aceleradores de uso e criado um novo dispositivo de interface adaptado para o uso com a prancha, além de permitir o uso em Linux, MAC OS X e outros Sistemas Operacionais que suportem o Python, ou seja, qualquer Sistema Operacional para computador pessoal disponível atualmente no mercado. Tanto na Prancha Livre de Comunicação quanto na prancha aqui descrita, denominada Prancha Multiplataforma Livre, encontram-se disponíveis apenas 650 figuras. Entretanto, outras 1350 figuras já desenvolvidas e em fase de avaliação, serão acrescentadas à base de dados da nova Prancha, proporcionando uma gama maior de atividades que podem ser desenvolvidas pelos profissionais da educação na hora de preparar sua atividades e permitindo, assim, atingir objetivos de aprendizagem mais específicos, em paralelo ao maior conforto proveniente da melhoria nos aceleradores de uso, como um método de predição mais eficaz, perfil configurável, estrutura organizacional dinâmica (baseada na predição). Espera-se que esta nova ferramenta seja bem aceita pelos usuários, tanto nas escolas de educação especial como também nos lares de pessoas com distúrbios motores e de comunicação, proporcionando maior comodidade ao interagirem com seus professores, colegas, interlocutores e familiares.

Prancha Livre de Comunicação


Pessoas não alfabetizadas ou que ainda estão no processo de alfabetização e que possuem dificuldade de se comunicar através da fala, fazem uso de simbologias específicas. Estas, são formadas por um conjuntos de símbolos que contém um significado próprio e, com a combinação de dois ou mais, formam frases expressando suas vontades e dizeres. Entre as mais conhecidas estão a PCS, PIC e Bliss. Entretanto seu uso é comum com pranchas de madeiras e símbolos impressos em papel.

A Prancha Livre de Comunicação é um software que foi desenvolvido para automatizar esse processo de comunicação alternativo, provendo facilidades de uso através do computador.

A simbologia contida na prancha foi desenvolvida especialmente para esse fim, sendo permitida para uso geral.

Teclado Virtual Livre

O Teclado Virtual Livre foi desenvolvido para usuários da Prancha Livre de Comunicação que estão sendo alfabetizados e são capazes de formar palavras através de um teclado alfanumérico. Além da comunicação, permite o acesso do computador para uso geral, como edição de textos e planilhas eletrônicas, para pessoas com limitações motoras decorrentes de doenças ou acidentes que causaram algum tipo de paralisia.



Editor de Prancha Livre


O uso da simbologia como ferramenta de comunicação é bastante difundida no meio da educação especial. Apesar da Prancha Livre de Comunicação prover facilidades de uso de simbologias, o computador é um utensílio que falta na maioria das instituições. O editor de Prancha de Comunicação permite a criação de pranchas de comunicação para que sejam impressas e usadas fora do computador. Contém todos os símbolos disponibilizados na Prancha Livre de Comunicação e possui a possibilidade de importação de qualquer imagem armazenamento computador.




Texto na Integra vindo do site da PUC-PR , disponivel em http://www.ler.pucpr.br/amplisoft/ , inclusive com espaço para download dos programas

Nenhum comentário:

Postar um comentário