sábado, 28 de junho de 2014

Organizando Rotinas

No nosso dia-a-dia, se não conseguirmos lidar com as rotinas, acabamos nos perdendo nas ações, e muitas vezes deixando de fazer tudo que precisávamos. Com as crianças com necessidades educacionais especiais não seria diferente. A rotina ajuda a organizar o dia, falando de crianças que tem dificuldade para lidar com o inesperado, como no autismo e nas deficiências intelectuais, é importante que trabalhemos sobre isso. Quando permitimos a criança ter uma noção das coisas que acontecerão no seu dia evitamos que a ansiedade a atinja, minimizando as situações estressantes. O quadro de rotina pode ser desenvolvido de diversas maneiras, o importante e contemplar as ações a serem executadas e sempre de maneira clara. Quando não for interessante utilizar-se de gravuras prontas, podemos tirar fotos para favorecer o entendimento. Vejamos então um exemplo de quadro de rotinas, este próprio para AVD, podendo ser utilizado pelos pais.





Nesta atividade a Selecionamos no primeiro quadro quais as ações são realizadas no dia e passamos para o segundo quadro, na ordem adequada. Podemos fazer a organização do segundo quadro na presença da criança, conversando com ela sobre as ações do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário