Talvez seja ousadia minha dizer, mas aprender requer divertir-se com o que se aprende. Claro, nem sempre o aluno encara as aulas como algo divertido, mas é sempre possível buscar formas de favorecer o interesse dos alunos pelo que é ensinado. Assim como se defende nos cursos de pedagogia a afetividade, também é importante a sensação de prazer pela aprendizagem. Os jogos, brinquedos e brincadeiras favorecem nesse ponto.
Vindo pra dinâmica da inclusão escolar trouxe esta atividade com a cruzadinha ( que já é uma atividade comum dos anos iniciais), só que na minha proposta temos uma diferenciação. A atividade ficou mais concreta. Dessa forma mesmo os alunos com dificuldade para segurar o lápis podem montar a cruzadinha ( claro, não tirando a importância de se segurar um lápis, mas mostrando que a novas possibilidades). Algo que considero essencial é que se promovam nas aulas momentos para que todos os alunos possam brincar com estes jogos adaptados, mesmo que posteriormente os jogos se foquem apenas nos alunos com necessidades educacionais especiais. Tem-se de criar uma dinâmica no espaço escolar para que a vivencia com a diversidade seja favorecida e valorizada.
Montagem da Cruzadinha:
A prancha do jogo é feita de papel cartão, podendo ser reforçado se houver a necessidade. As argolas foram coladas com cola de isopor. As peças com as letras são moveis.
O aluno deve identificar as figuras e buscar pelas letras correspondentes.
Professor, não se esqueça que o erro faz parte do processo de aprendizagem, não devem, nem professor nem estagiário, indicar pro aluno mecanicamente quais as peças deve colocar. Deixe que ele se desenvolva, havendo erros trabalhe sobre eles de forma que o aluno aprenda sem se sentir inferiorizado, mas que compreenda que o erro é permitido.
As imagens pertencem a pagina Inclusão Escolar em Foco, no Facebook, podendo ser acessada clicando aqui .
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