Materiais: CDs (9); papel camurça azul; papel camurça amarelo;
olhos plásticos moveis; cola ; tesoura.
Montagem: Faça moldes circulares
com os CDs no camurça azul e os cole nos CDs. Recorte formas triangulares na
camurça amarela, no formato dos bicos do passarinho. Cole os triângulos amarelos sobrepostos, deixando com
que o superior se prenda apenas pela base, para haver o movimento de bico. Escreva
dentro do bico dos passarinhos os números ( 1- 9 ). Recorte outros triângulos
no mesmo tamanho dos bicos e escreve neles os números, estes serão utilizados
no sorteio.
Pode-se realizar a atividade de duas maneiras diferente
1-
Apresente para ao aluno os passarinhos em
organizados em ordem crescente ( 1-9). Coloque os números numa caixinha ou saquinho
para que sejam sorteados. Uma vez o numero tendo sido sorteado, a criança deve
verificar debaixo do bico dos passarinhos até encontrar aquele numero. Siga o
sorteio até eu o aluno encontre todos os números.
Objetivos:
·
Estimular
as possibilidades de resolver problemas utilizando a série numérica;
· Contar em Voz alta.
·
Reconhecer os números escritos
2-
Apresente para o aluno os passarinhos fora de
ordem. Deixe que ele memorize um pouco. Coloque os números numa caixinha ou
saquinho para que sejam sorteados. Uma vez o numero sorteado ele deve tentar
encontrar pela memória onde estará o pássaro correspondente. Se não achar
coloca-se o numero novamente na caixinha/saquinho e sorteia-se outro, até que o
aluno complete as relações.
Objetivos:
·
Reconhecer os números;
·
Desenvolver memória e discriminação visual;
Contar em voz alta.
Imagens da confecção do jogo ( Estas imagens pertencem a pagina no Facebook Inclusão Escolar em Foco, podendo ser acessada clicando aqui .
É interessantes lixar os CDs para evitar que a imagem impressa neles apareça através do papel camurça. |
Pode-se colar os CDs no camurça para depois recortar, ou apenas fazer o molde com auxilio do CD, recorte e então colar. |
O camurça colado no CD sera o rosto do nosso Passarinho. |
O bico do passarinho é feito com dois triângulos iguais, o debaixo totalmente colado e o de cima preso apenas na base. De modo que se possa fazer o movimento de 'abrir e fechar' do bico. |
Optamos por fazer com os números de 1-9, mas pode-se fazer o trabalho com a quantidade de números que for necessária. |
Para cada pássaro com seu numeral no bico deve haver uma ficha com o mesmo numero para ser sorteado. |
Quando o aluno encontrar o pássaro ao qual a ficha numérica corresponde deve deixar a ficha dentro do bico. |
O jogo acaba quando todos os pássaros estiverem com suas fichas no bico. |
Pode-se usar o jogo como memória ou como sequenciação numérica. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário