sábado, 28 de fevereiro de 2015

Plano de Aula 1

Vou postar toda semana um plano de aula para cinco dias. Com as seguintes orientações: segunda feira: português/historia/geografia ; terça-feira: português/ matemática/ciências; quarta-feira: português/ matemática; quinta-feira: português/matemática/ Formação Humana e sexta feira: historia/geografia/artes



                   02/03 – Segunda-feira: português/historia/geografia
·         Brincadeira das palavras: cada aluno recebe duas fichas com uma letra do alfabeto ( por exemplo um aluno recebe duas fichas escrito a letra A em cada uma delas). O professor escreve a palavra no quadro e a turma se organizará para montar a palavra. Quando a palavra contiver duas letras iguais, como em CASA o aluno que pegou as fichas do A deve segurar uma e passar a outra ao aluno da posição que complete a palavra. A brincadeira finda e todos devem escrever as palavras formadas no caderno.
·         Animais com a Letra A: desenhar e escrever: aranha e arara.
·         Objetos com a letra A: desenhar e escrever: agulha e árvore.
·         Colorir um Círculo com a cor AZUL.
·         Geografia/historia: Falar sobre e copiar o nome do bairro, da cidade, do estado e do país.

03/03- terça-feira: Português/ matemática/ ciências
·         Escrever as operações de soma no quadro e brincar com os alunos para resolver. Por exemplo, na soma 3+4, primeiro chama-se 3 alunos e junto com a turma conte-os, depois chame mais 4 deixe-os separados, conte novamente. Agora junte todos realizando a soma e conte até obter o resultado.
·         Animais de duas e quatro patas. Selecione com ajuda dos alunos animais com duas e com quatro patas, agrupe os nomes de acordo com as patas. Solicite que eles escrevam os nomes dos animais e que ilustrem pelo menos um com duas e um com quatro patas.

04/03 Quarta-feira: português/matemática
·         Nomear e ilustrar figuras geométricas (quadrado, triangulo e círculo)
·         Copiar parlenda: “um dois feijão com arroz...”
·         Brincadeira livre com fantoches – montagem de historia coletiva com personagens dos fantoches.

05/03- quinta-feira: português/matemática/ Formação Humana
·         Respeito pelos mais velhos – falar sobre.
·         Jogos, brinquedos e brincadeiras dos tempos dos pais e avós. Ouvir história, comentar sobre, copiar os nomes e brincar. ( Amarelinha, botão, pião, jogo da velha)

                     06/03 – Historia/geografia/artes
·         Falar sobre paisagens, comentar e nomear: cidade, floresta e deserto. Procurar ilustração nas revistas, recortar e colar.
·         Comentar sobre a história do nome da cidade.

·         Artes: fazer arte sobre o nome (o aluno recebe uma folha com seu nome escrito e deve fazer uma arte em cima dela). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário