sexta-feira, 13 de junho de 2014

Atividades de Ciências/ Natureza

No campos das Ciências Naturais temos grandes possibilidades, inclusiva de trazer cada vez mais o concreto para a sala de aula. Sendo uma disciplina que trata da vida e de tudo que nos envolve, comumente atrai muito os alunos aguça a curiosidade. Vejamos algumas atividades ( já comuns na pratica escolar e de grande importância na formação dos conceitos)

Colorindo margaridas
Se tem uma coisa que fascina as crianças ( e quase sempre os adultos também) é poder modificar as propriedades de algo. Formas, cores, tamanho, modificar é sempre interessante. Na experiencia de colorir as margaridas precisamos de anilina de culinária, flores brancas e vasos transparentes ( se for para cada aluno fazer usemos copos descartáveis). 

Converse com seus alunos sobre as partes que constituem uma planta, explique que o caule contem vasos  para levar água e sais minerais pela planta. Assim quando o caule absorve a água colorida ela se espalha pela planta fazendo-a mudar de cor. 








Experimentos com feijões

Quem nunca plantou no algodão quando estava na escola? Existem varias maneiras de trabalharmos com os feijões e construirmos juntos dos alunos diversas ideias e conceitos. Lembrando que experimentos com feijões se focam nos crescimento, por isso dependem de mais dias para serem realizados, e assim precisam de uma espaço adequado para ficarem ser que o experimento seja estragado. Vamos ver duas?

Crescendo no escuro: Materiais: água; algodão; grãos de feijão; recipientes grandes e NÃO transparente; recipientes pequenos. Os feijões devem ser plantados no algodão. Diariamente a turma deve cuidar dos feijões, podem fazer anotações e/ou desenhos. Os feijões devem ficar sempre cobertos com o recipiente escuro para não receberem luz. Assim conforme os feijões crescem, e consomem os nutrientes das sementes, chegará o momento em que a falta de luz ira desnutrir a planta, assim as folhas ficarão amarelas e haverá a morte da planta. Nesta experiencia mostramos ás crianças a importância da luz solar no crescimento das plantas, além de passar a ideia de desenvolvimento/crescimento. 

Em busca de Luz: Materiais: algodão; caixas de sapato; copos plásticos pequenos; grão de feijão; lápis preto; régua; tesoura com ponta arredondada. Divida a classe em grupos de quatro alunos. Entregue, para cada equipe, um copo com grãos de feijão. Peça para as crianças regarem-nos com água com água, sem deixar o algodão encharcado. Em seguida, ajude-os a fazer uma abertura de 10cm de diâmetro no centro da tampa da caixa, que deve estar na posição vertical, e, em seguida, fecharem-na. Este material deve ficar em local ensolarada, e as crianças devem observa-lo durante um mês. Assim poderão constatar a germinação do grão e o crescimento da planta em direção ao sol.

Minhocário 

Prepare um aquário colocando aproximadamente10 cm de  cascalho no fundo. Depois, acrescente camadas de terra úmida e pedrinhas, alternando-as. Procure usar duas tonalidades de terra, já que esta tática permitirá uma melhor visualização das minhocas. Antes de finalizar com a ultima camada de terra, acomode os bichinhos, para enfim, cobri-los. Em seguida, acomode os bichinhos, para enfim cobri-los.  Acada dois dias borrife água para a terra permanecer sempre molhada. As crianças podem observar a vida das minhocas, converse com elas sobre a importância das minhocas para o solo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário