Através desse jogo podemos avaliar a compreensão de não verbais, desenvolver atividades de escolha e memoria. A parte interna do jogo apresenta é móvel, permitindo assim variações. No exemplo da imagem podemos solicitar que a criança aponte para o objeto de determinada cor; para avaliar a memoria podemos apresentar as três figuras destampadas e depois tamparmos e pedir que ele indique onde esta determinada figura. A prancha foi feita para encaixar-se na mesa da cadeira de rodas, mas pode ser desenvolvida com qualquer outro aluno.
Variações possíveis : cores, números, letras, animais, objetos, meios de transporte, alimentos, etc. Assim a prancha é uma ferramente a mais a favor do trabalho pedagógico, nas aulas em escola regular é pedido que o que for trabalhado com a turma também seja trabalhado com o aluno com necessidades educacionais especiais. Assim se a aula for, por exemplo, sobre animais carnívoros e herbívoros, podemos explicar a metareia e avaliar o aluno colocando figura de animais herbívoros e carnívoros nas tampas e pedindo para ele que aponte o solicitado ( seja herbívoro ou carnívoro). É importante respeitar esta ideia, não podemos trabalhar temas distantes do que o que esta sendo trabalhado com os demais alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário