Hoje é dia de preservar no Inclu-Educação ^^
Vamos: Repensar | Reduzir | Reutilizar | Reaproveitar | Reciclar | Recusar | Recuperar
Dispondo-nos como educadores nós
temos responsabilidades de formar pessoas que vivam sua cidadania e respeitem
as pessoas e o mundo em que vivem. Já é parte dos eixos que norteiam nossa
prática desenvolver trabalhos que conscientizem nossos educandos da importância
de cuidar do planeta/natureza e promover ações efetivas de preservação. No
campo das ciências temos trabalhos teóricos como estudos sobre poluição,
desmatamento e caça/trafico de animais, e práticos como criação de hortas,
incentivo ao plantio de arvores, oficinas de reciclagem, e indo mais além
somamos teoria e prática com feiras onde podemos chamar toda comunidade a
participar, ouvir palestras e promover ações. Algumas atividades voltadas para
a disciplina de ciências ajudam a construir nos alunos noções sobre a
importância de preservar a natureza. Trabalhando com múltiplos conhecimentos
podemos embasar uma educação com qualidade e respeito ao meio ambiente.
Lembrando-nos do trabalho com a educação especial inclusiva, que pede aulas mais
concretas, lanço estas propostas, que podem ser feitas com todos os alunos, com
as devidas orientações por parte do professor.
O Inclu-Educação em seu compromisso com a educação para a cidadania busca promover por meio de conscientização e propostas pedagógicas ações voltadas para a preservação da Natureza, partindo do principio de que cada sujeito é importante nesse processo. Assim trazemos nossos alunos e educadores para este trabalho,
Oficina de reciclagem: Monte uma
oficina com os alunos, incentivando eles a trazerem de casa materiais que
possam ser utilizados na aula, pode se separar um dia da semana para trabalhar
em oficinas. Deixe uma caixa grande na sala de aula para que eles depositem os
materiais, no dia das oficinas monte grupos e trabalhe com eles, sempre
orientando os alunos e cuidando para o
manuseio dos materiais não ofereça riscos.
Reciclagem com CDs: Pode-se
variar a proposta de acordo com a faixa etária dos alunos. Nos anos iniciais da
escolarização podemos pedir a eles que tragam CDs velhos de casa e trabalhar
montando os personagens dos contos infantis.
Coleta Seletiva : Reconhecendo a composição dos materiais e o descarte seletivo. Objetivo: desenvolver habilidades de classificação e seleção, onde os alunos reconhecerão a composição dos materiais e o descarte correto. Enquanto separa os elementos vai e estar trabalhando uma maneira de agrupar, na medida que separará os materiais pela composição o aluno vai reconhecendo que pode formar grupos se baseando em características comuns aos elementos
Plantando arvores: Se a escola
propiciar um espaço leve os alunos para ele e plante uma muda de arvore.
Promova uma roda da conversa com os alunos sobre a importância das arvores na
purificação do ar e fale sobre as doenças causadas pela poluição. Se não houver
a possibilidade de plantar na escola incentive a plantarem em casa. Se possível
eles podem pedir aos pais para fotografar as arvores que plantarem para
construir um mural na sala de aula.
Criando uma Horta: Monte com seus
alunos uma hortinha, incentive-os a cuidar dela e observar o crescimento das
plantas. Mostre para eles a importância de alimentos saudáveis para uma boa
saúde. Quando possível prepare algo para comerem com os alimentos produzidos na
hortinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário