Objetivos do Jogo
Neste Jogo busca-se ampliar a coordenação motora. Trabalha-se com o equilíbrio ( manusear a colherzinha) ao mesmo tempo que a criança desenvolve a noção de agrupamentos ( grupos de elementos iguais), misturas ( pode-se adaptar isso para uma aula de ciências que fala sobre misturas) e por fim as Cores ( vermelho e amarelo)
.
Elaboração do Jogo
Constituí-se o jogo com três recipientes ( aqui feitos com tampas de leite em pó). No primeiro temos a mistura dos elementos ( peixes coloridos: vermelhos e amarelos), os outros dois recipientes são os que devem receber os peixes ( separados de acordo com a cor). A colherzinha ( que já vem junto do leite em pó) será utilizada para transportar os peixes, quase uma pescaria, mas com colher e não anzol.
Contextualização e interdisciplina:
O jogo sozinho já trabalha muitas ideias, mas para introduzi-las pode-se criar toda uma aula envolvendo os temas. Tem-se neste exemplo os peixes. Sugestões de aula: aula sobre a vida dos peixes, grupo de animais dos peixes, narrar um conto sobre um peixe ou pescador, trabalhar sobre a palavra peixe, falar do peixe como alimento, a vida na água, respiração braquial. Ha diversas maneiras de seguir a aula, usando desse jogo apenas como mais uma ferramenta de aprendizagem. Tudo de acordo com a aula que vai se desenvolver como toda a turma, seguindo uma lógica dentro do tema e das possibilidades dos alunos.
As imagens pertencem a página Inclusão Escolar em Foco, podendo ser acessada clicando aqui .
Recipiente com os elementos misturados ( peixes coloridos: vermelhos e amarelos) |
Recipientes para a separação dos peixes ( cada qual com uma cor) |
Jogo completo. O aluno deve transportar os peixes usando a colherzinha. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário