Alguns conteúdos trabalhados de maneira tradicional não conseguem ser aprendidos por alguns alunos com necessidades educacionais especiais. Dai a necessidade de adaptar-se ao contexto do aluno. É pedido que, para haver um processo de inclusão, se trabalhe o mesmo conteúdo com todos os alunos da turma, não fazendo uma diferenciação para o aluno com necessidades educacionais especiais. Relata-se com muita frequência que alunos com necessidades especiais recebem apenas folhas para rabiscar ou colorir enquanto os demais alunos seguem o conteúdo conforme previsto no currículo. Uma prática assim é uma afronta aos direitos da criança de ser educada e respeitada. para seguir o que pede a LBD devem-se fazer as adaptações e adequações necessárias para uma inclusão verdadeira.
A principio adequar as aulas não é uma tarefa fácil, mas com a mentre treinada ( o que se adquire com a pratica e o tempo). É quase sempre possível fazer uma adaptação produtiva.
Vejamos um exemplo de adaptação:
Tem-se que trabalhar com a turma no tema 'frações'. Este conteúdo tem um grau de complexidade considerável, uma vez que a pratica tradicional desenvolve este ensino de maneira muito abstrata. Busca-se trazer para a dinâmica das aulas atividades concretas, por facilitar o aprendizagem. Pode-se pensar no conteúdo de maneira simplificada, trabalhando com a ideia de fração ( uma parte de algo), traduzida em 'inteiro' e 'meio'. Essa ideia resumida ( inteiro e meio) é mais fácil de ser aprendida por todos os alunos, servindo de base para aprendizagens mais avançada. Apresenta-se a classe objetos concretos e com eles demonstra-se a ideia de fracão. Tendo-se um aluno com deficiência intelectual na classe ( D.I) pode-se focar suas atividades nessa base, se for possível avance. Continua-se o ensino que já é tradicionalmente ofertado aos outros alunos que não tem uma necessidade educacional especial. Consegue-se com este trabalho que todos se desenvolvam, dentro de suas possibilidades e dentro do mesmo tema.
Introduzindo conceito de frações: Inteiro e Meio (metade) |
Configurando a posição da caixa e dos triângulos pode-se produzir novas formas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário